21 de nov. de 2010

Erros

A busca pela perfeição num mundo onde ela não existe; será que ela realmente não existe? E se existir e a encontrarmos saberemos distingui-la? Alguns dizem que perfeito é tudo o que não apresenta erros, será este o conceito correto?

 Usando como exemplo um "animal irracional" (assim como chamamos os demais animais não-humanos), temos um ser que age sem se preocupar com o certo e o errado. Simplesmente age. E o por que só eles sabem. Mas e nós? Pelo simples fato de termos um raciocínio mais elevado do que o deles, nós inventamos o erro? Uma barreira invisível, uma armadilha criada por nós e para nós. Deixamos de agir muitas vezes por medo de errar. Mas o que é erro? O que é está criatura que só existe na mente humana? De onde ele veio e como conseguiu infectar todo ser pensante?

Somos os únicos animais que tem medo do erro. Não é por que ele é uma criatura que só nos tem como presa. O medo nem mesmo é uma criatura. Ele é uma simples palavra que define algo incorreto. Mas voltando àquele animal irracional; se ele não teme o erro mesmo podendo cometê-lo por que nós, seres racionais, não fazemos o mesmo? Algo parece estar errado. O nosso raciocínio nos faz temer o erro. O que há de mal em errar? Todos erram, até mesmo aqueles que não tem consciência disso. Deixar de agir por medo de errar é um erro. É um erro, porque você não teve coragem para enfrentar o medo quando precisava, um medo que você mesmo criou.

Dizem que errar é humano. Isto é óbvio, porque nós fomos os únicos seres a criar o conceito de erro e temê-lo logo em seguida. Os outros animais erram? Acho que não, pois eles fazem o que devem fazer e também o que querem; eles desconhecem o erro. Ainda temos muito o que aprender com os outros animais.

"Nós erramos porque acreditamos no erro." - Toikak                                                                            

Faça um comentário
Share/Bookmark

Um comentário: