21 de jan. de 2011

Preguiça e revisões de texto

Recentemente resolvi revisar todas as minhas postagens neste blog e, apesar de não haver muitas, foi um processo cansativo, pois tive que relê-las várias vezes. Em alguns casos, tive que refazer todo, ou quase todo, o conteúdo de alguns parágrafos. Mesmo que alguns post tenham permanecido intactos, foram raras exceções. O que me surpreendeu, porque eu sempre dou uma revisada rápida antes de publicar algum post. Parece que estas revisões estavam sendo "rápidas" demais.

Para quem acompanha o blog (se é que alguém está acompanhando), deve ter percebido a queda no número e ritmo das postagens. Em dezembro, eu estava começando a entrar num ritmo bom. Já agora, em janeiro, não só a qualidade caiu como também a quantidade de novos posts. E existem muito motivos para isso, embora eu considere a preguiça o maior deles. Outro grande fator foi a falta de foco.

No meu último post (vide "Ophiuchus"), eu recebi muito mais acessos que nos anteriores, graças à uma estratégia simples de divulgação que usei. Depois de não receber nenhum comentário após tantas visitas; fazer uma pausa temporária e reler meus textos antigos, acabei relembrando de algo importante. Ao menos para mim. Eu sou um "blogueiro" por hobby; fama e  consideração são meras recompensas, não são o objeto final ou o motivo mais importante. Eu não escrevo para agradar alguém, escrevo por diversão. Vou voltar a fazer o que eu nunca deveria ter parado de fazer.

"A fonte da preguiça está na mentira que se torna real." - Philippe Silleb
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário