9 de dez. de 2010

Aprender novos idiomas

No mundo globalizado em que vivemos, aprender um segundo idioma já é quase uma obrigação. Querendo ou não, você provavelmente terá que aprender mais idiomas. Se já domina dois, que tal aprender mais um? O mundo está ficando mais "globalizado" a cada momento e você não vai querer ser um empecilho para o desenvolvimento incontrolável de nossa civilização, ou vai?

Inglês, a língua comercial de nosso planeta; uma língua que muitos brasileiros, mesmo que por obrigação, tentam aprender, mas são poucos os que realmente conseguem. Certo isto não acontece apenas no Brasil, mas vou me limitar ao nosso país por enquanto. E o caminho mais utilizado pelos brasileiros é fazer um curso, mas o problema começa aí. A maioria dos cursos brasileiros de idiomas são um tanto quanto ineficazes, graças à sua metodologia mal planejada, onde estudo teórico tem mais espaço que o estudo prático; um dos principais motivos da evasão nas escolas de línguas. Muitos só permanecem no curso porque foram obrigados por pais, responsáveis ou chefes/mercado de trabalho. Aprendem sem prazer.

Eu sempre preferi o aprendizado autodidata, por achar as técnicas de ensino convencionais muito limitadas. E aprendo idiomas dessa forma, estudando sozinho. Tenho meus motivos para isso. Aprendi inglês quase brincando (com jogos online, música e leitura), ainda não sou fluente, mas estou estudando bastante e com mais seriedade agora. Espero adquirir fluência até o final do ano que vem em inglês e depois continuar meus estudos sobre o idioma japonês que é o meu preferido. Tive que deixá-lo um pouco de lado para estudar inglês por motivos profissionais.

Minhas técnicas de estudo:
+Ler textos tentando utilizar cada vez menos o dicionário, e sem traduzir mentalmente as palavras para o português, como se eu fosse meu primeiro idioma.
+Assisto filmes e seriados, em inglês, (legendados em português) e depois os assisto novamente sem legendas.
+Escuto músicas junto com as legendas, mas sem ler a tradução.
+Tento escrever o máximo que posso em inglês.
+Procuro lógica na pronúncia de cada palavra para pronunciar corretamente as palavras desconhecidas.

Entre outras técnicas. O mais importante, ao se aprender um novo idioma, é torná-lo parte de sua vida. Viva o idioma.
E vocês, quais idiomas vocês estudar/planejam estudar? Quais são suas técnicas de estudo? Qual é o seu nível de conhecimento nesses idiomas?
Share/Bookmark

3 comentários:

  1. Na verdade eu meio que não estudo mais eu sei espanhol, pode dizer que fluentemente (ou não), mas eu aprendi somente escutando musicas. Eu aprendo inglês, vamos dizer que... sem querer, eu só assitos seriados e filmes (de uns meses pra cá) só legendado, assim mesmo não querendom que não é o caso, acabo aprendendo um pouco mais a lingua e posso dizer que eu nao sei falar inglês mas consigo interpretar muito bem (eu acho).

    ResponderExcluir
  2. Oi. Obrigada pela visita e o comentário lá no meu blogue.
    Concordo contigo sobre as metodologias de ensino de línguas: sou professora de francês e acredito que a abordagem vivencial, em que o aluno se sente inserido dentro da língua sem ficar apenas decorando regras gramaticais, é o meio mais eficaz para aprender.
    Suas técnicas são bastante eficazes exceto, um pouquinho, pelo uso do dicionário durante a leitura: ele impede que você formule a sequência do que está lendo e, muitas vezes, insistindo na leitura, mesmo sem entender um termo num primeiro momento, você vai conseguir entender a tal palavra pelo contexto e pela lógica.
    Faça o teste: você lê uma palavra no dicionário e, duas páginas à frente a encontra de novo. Possivelmente não vai mais se lembrar do significado, uma vez que não fez um "esforço mental" para traduzí-la.
    Parabéns pelo blogue
    Abraço
    And

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela dica e pela visita, Andréa.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir