5 de dez. de 2010

Programa de Avaliação Seriada

P.A.S. é um conjunto de provas criado (ou não) pela Universidade Federal de Brasília no final do século passado, cujo o objetivo é avaliar os alunos por meio de uma prova que será aplicada ao fim de cada ano letivo do segundo grau. Após a conclusão do ensino médio, serão somadas as notas adquiridas nas provas do PAS e o resultado final poderá ser utilizado como "passaporte" para a entrada na UnB, substituindo assim, o vestibular tradicional.

O PAS conta com 125 questões e quatro tipos de itens (A: julgar os itens / B: escolher um número inteiro de 0 a 999 / C: escolher a alternativa / D: escrever sobre o tema solicitado). Questões do tipo A e C, se forem respondidas de maneira incorreta poderão resultar em pontuação negativa (um item correto será anulado para cada erro). Caso o estudante adquira nota negativa na prova ela será zerada.

Vantagens:
+O estudante do ensino médio competirá apenas com outros estudantes do 2º grau.
+Metade das vagas para os cursos da universidade é destinada aos melhores candidatos.
+A prova é dividida em três etapas (ou quatro, dependendo da instituição), cada uma tem menos questões que as do vestibular tradicional.
+As questões, de cada ano são referentes ao conteúdo da série específica, escolhido pela universidade.

Desvantagens:
+As questões e os textos são menos interessantes e mais "cansativos" do que os do vestibular tradicional.

Por contar com muitas vantagens e poucas desvantagens, diversas universidades brasileiras, que já conhecem este modelo, estão pensando em utilizá-lo assim como a UnB. Que além de ser um modelo, não pode e não deve ser substituído pelo novo Enem, pois é aplicado durante o ensino médio.

"Provas escritas não testam seus conhecimentos, mas sim a sua capacidade de interpretar as questões e apresentar soluções adequadas."  - ?                                                                                                          
Faça um comentário
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário